Rua Euclides da Cunha, 326 - Rio do Sul / SC  

[ Voltar ao Programa de Estudos ]

 

ESDE - ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

Conceito e Objetivo

O ESDE é uma reunião privativa  de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita. 
  
Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada na Codificação Espírita, não é demais ressaltar esse aspecto, uma vez que, ocasionalmente, se veem tentativas de se incluírem, nos cursos de ESDE, teorias estranhas ao contido nas obras básicas do Espiritismo. Desse modo, é preciso que estejamos sempre alertas, uma vez que o ESDE visa ao Estudo Sistematizado do Espiritismo, e nada mais.

 

Importância

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas, in verbis: 

Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências.

O pensamento espírita, neste ponto, não deixa margem para muita divagação. O conhecimento há de ser limitado, porque somos naturalmente limitados. Mas o espírito progride em conhecimento e em moralidade, cedo ou tarde, como aprendemos em O Livro dos Espíritos – Questão 192.
     
Conhecimento... É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação. (DEJEAN, Georges. A Nova Luz). 

O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz) 

Então, à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidade de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas porque não tem instrumentos adequados a este tipo de inquirição, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.
   
O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz) 

 

Consequências

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas para aqueles que dele participam. Essas consequências podem-se resumir da seguinte maneira: 

     1) facilita a reforma íntima; 
     2) garante a unidade de princípios doutrinários espíritas; 
     3) proporciona propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada; 
     4) desenvolve a fé raciocinada; 
     5) segurança; 
     6) serenidade; 
     7) equilíbrio;
     8) autoridade.

 

Princípios Metodológicos

1. O (...) “estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita (...), só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

2. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.


[ Voltar ao Programa de Estudos ]


"Começamos a ouvir vozes que afirmavam que outro mundo era possível. Hoje temos claro que um outro mundo é inevitável."